Se você é apaixonado por chocolate, já deve ter se perguntado:

Como faço para combinar chocolate e vinho?

Para isso, o mais importante é conhecer o tipo de chocolate e depois decidir qual o rótulo que mais combina com ele. Produzido pela civilização maia, o chocolate era usado para combater a fadiga e também era um poderoso afrodisíaco. No consumo antigo, é incrivelmente versátil e pode ser consumido em pó, derretido ou crocante, com sabores, tipos e origens ilimitados.

Para facilitar ainda mais a escolha de harmonizações chocolate-vinho, montamos um guia especialmente para você. Vamos!!!

Chocolate e vinho podem andar juntos?

As combinações entre chocolate e vinho às vezes podem ser complicadas porque estamos falando de uma sobremesa com alta concentração de açúcar e gordura.

Portanto, para que a combinação funcione, o rótulo escolhido deve ser acompanhado da doçura do tipo de chocolate escolhido. Além disso, para chocolates com maior teor de gordura, como branco ou ao leite é interessante que o vinho tenha acidez média a alta que limpa o paladar na degustação.

Para versões com alto teor de cacau e, portanto, baixo teor de açúcar, podem ser incluídos rótulos fortes com taninos como os da variedade Bobal. Abaixo, explicamos melhor essas perguntas por chocolate.

Chocolate Amargo-

O chocolate amargo contém uma alta porcentagem de cacau, então o sabor não é muito doce. Por essas características, o vinho ideal é um vinho tinto encorpado que pode variar em doçura dependendo do tipo de harmonização escolhida - semelhante ou contrastante.

Quando combinados pela similaridade, tintos secos e encorpados das uvas bobal, tannat e malbec são boas escolhas, especialmente para chocolate com 70% ou mais de cacau.

Outra dica é escolher um rótulo que já tenha passado pelo barril, o amadeirado vai bem com o paladar.

Em contraste, rótulos de vinhos de sobremesa e licores, como porto e vinho fortificado combinam bem com chocolate. Isso porque, apesar de sua alta doçura, eles são mais intensos e ricos em álcool. Isso significa que sua nuance não se perde quando combinada com a sobremesa.

Chocolate com nozes ou frutas-

Normalmente, este tipo de chocolate tem o maior teor de cacau. Portanto, atenção especial deve ser dada à fruta. Uma boa dica é escolher rótulos que complementem os ingredientes presentes no produto.

Por exemplo, chocolates com sabores de laranja ou castanha complementam vinhos de colheita tardia, botrytis ou licores.

Nesses casos, também é importante atentar para a porcentagem de cacau do chocolate. Como mencionado, a doçura do vinho deve corresponder à doçura do chocolate. Assim para as sobremesas mais encorpadas, tintos encorpados e versões mais doces e oleosas, versões doces ou licorosas.

Chocolate ao Leite-

O tipo de leite tem uma doçura mais forte em comparação com o sabor amargo. Este chocolate vai bem com moscatel ou até com espumante, pois este chocolate ajuda a retirar a sensação gordurosa que a sobremesa deixa no paladar.

Como o chocolate ao leite não contém alta concentração de cacau, espumantes moscatéis ou bruts são boas escolhas também.

Chocolate Branco-

O chocolate branco é feito basicamente de manteiga de cacau, açúcar e leite. É o estilo de chocolate mais doce por ser considerado difícil de harmonizar, idealmente combinado com vinhos brancos de alta acidez como Leylins e espumantes para uma harmonização "arredondada" e refinada.

Seja bem vindo, Visitante

Faça seu login ou cadastre-se para participar e/ou resgatar seus pontos em descontos em nossa loja virtual.

Login Cadastre-se